quarta-feira, 7 de setembro de 2016

VIVER SEM PERDER TEMPO



Numa entrevista que concedi a um grupo de alunas no início do mês de setembro de 2011, uma das perguntas foi: “se o senhor não fosse padre, o que seria?” Respondi que minha vida é “focada” nas escolhas que fiz no passado e faço no presente, nunca no “que seria se não fosse”, pois do ponto de vista da existência, não se perde tempo pensando “no que seria”, mas “no que se é”. E eu sou Padre.

Ora, o homem vive no tempo e no espaço. O tempo e o mundo exterior correm a revelia da sua vontade, provocando, inclusive, mudanças no seu próprio “mundo interior”. Necessariamente, se quiser graduar progressivamente as diversas dimensões de sua vida, ele terá que “não perder tempo”.

É saudável que, desde cedo, o homem procure determinar numa escala de valores, o que é mais importante para sua vida, levando em consideração não exclusivamente o individual, mas também o coletivo. Afinal ele não está sozinho no mundo, vive numa sociedade que, naturalmente, é bem pluralista.

Tendo consciência do que é mais e o que é menos importante no momento presente, é fundamental se direcionar para um objetivo. Esse direcionamento quando é executado, vivido de forma responsável, o tornará vencedor. É aí que ele vai sentir-se “realizado”. Porém, uma vitória alcançada não significa um projeto concluído. Uma vez que a vida continua, a formação dentro do contexto do que se alcançou e também da existência, é permanente. A realização humana não é estática, mas dinâmica. Quanto mais for vivida, querida; mais o homem vai sentir a necessidade de se aperfeiçoar.

É deste ponto de vista que não há razão para se perder tempo “divagando” sobre perspectivas ou situações que não correspondam a sua vida presente. De fato, não importa a ele “o que seria se não fosse o que é”, mas importa e muito, o que ele é no presente.

Portanto, viva a vida de forma intensa no presente, como perspectiva de futuro, sem se prender ao passado ou ao que “seria se não fosse”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário