sexta-feira, 2 de setembro de 2016

CURIOSIDADES...

Dentre as mais de 250.000 fotos de meu acervo particular, na categoria fauna e flora, tenho como destaque as quatro fotos representadas nessa montagem... Todas elas (as quatro fotos) clicadas por mim mesmo.

A FOTO DE Nº 01 foi clicada no dia 03 de janeiro de 2006, durante uma visita a um casal amigo (Genival e Nazir Guedes) no Sítio Malhada dos Angicos, município de Senador Rui Palmeira, Alagoas, quando aquela região ainda pertencia a paróquia de São Cristóvão de Santana do Ipanema.
Eu estava embaixo de um pé de cajá, ao lado da casa de meus amigos, tentando trirar uma foto de um "galo de campina" que estava sobre um dos seus galhos.
Foi quando ouvi o som de alguma coisa batendo, repetidamente, num pedaço de tronco velho que estava próximo ao pé de cajá.
Olhei para trás e me deparei com essa cena: uma "catenga" que, segurando um calango, batia com a cabeça desse no tronco da árvore para matá-lo e comê-lo. Fiquei sabendo nesse dia que esse réptil também se alimentava de outros do mêsmo gênero.
Com muito cuidado me aproximei e cliquei aproximadamente trinta fotos para escolher essa como a melhor. Isso porque não podia espantar o animal. A catenga até que colaborou, pois mesmo fugindo, o fez de forma bem lenta para  não perder a presa...

A FOTO DE Nº 02 foi tirada na manhã do dia 11 de novembro de 2010, em uma propriedade próxima a Santana do Ipanema, onde funcionava, na época, um dos módulos da Casa do Menor, instituição que dá assistências a menores de risco, da qual eu era e atualmente ainda permaneço como Diretor.
Estava fazendo uma visita de rotina, quando uma das crianças me chamou para mostrar esse escorpião que estava próximo a uma "quadra de areia" ao lado da casa principal. A exemplo da foto acima, também fiquei surpreso, pois não sabia que escorpião carregasse sua cria nas costas...

A FOTO DE Nº 03 foi tirada na tarde do dia 03 de setembro de 2014, também na propriedade de Genival e Nazi Guedes no Sítio Malhada dos Angicos.
Em visita para "matar a saudades", após o almoço, estávamos sentados em cadeiras que ficava no alpendre da casa, quando bem próximo onde eu me encontrava, um "beija-flor" chegou para se alimentar do néctar das flores dessa belíssima planta. Foi tão próximo que nem precisei utilizar o "zoom" da câmara fotográfica. Com movimentos lentos, para não assustá-la, tirei cerca de cinquenta fotos (sequenciais). Dentre elas, escolhi essa que achei a meis bela.

A FOTO DE Nº 04 foi clicada no dia 14 de maio de 2016, quando retornava de uma missa que fui celebrar na comunidade de São Pedro, município de Jaramataia/AL. O sol já estava "se pondo". Fiquei fascinado com o entardecer que Deus me proporcionou observar. Parei o automóvel e, mesmo não estando com a câmara convencional, registrei essa belíssima foto com o celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário