domingo, 14 de junho de 2015

13/06/2015 – Fest Sto Ant Pádua-M Izidoro/AL-MISSA SOLENE



            Finalmente, 13/06, o grande dia! Às 9h30 a comunidade em festa se reuniu na Igreja Matriz para celebrar a Solenidade de Santo Antônio de Pádua. Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo diocesano foi o celebrante pregador e os padres José Neto, pároco local e Damião Ferreira de Andrade, de Cacimbinhas e Minador do Negrão, concelebraram. A animação litúrgica ficou por conta dos irmãos: Aline, Adriel, Daniel e Aldo.

            Após saudar os padres presentes, Pe. José Neto e Pe Damião e também a comunidade, Dom Dulcênio falou em um primeiro momento sobre a importância da participação dos fiéis na Missa solene da Festa do Padroeiro. Disse ele: “O sentido maior para o cristão na festa do padroeiro é a participação na Eucaristia. Ela é o ápice da vida cristã, o ápice da festa do padroeiro... Se hoje (13/06) não tiver mais uma Missa à tarde (essa missa foi celebrada às 9h30), as únicas pessoas que participaram realmente da Festa, foram vocês... O principal homenageado é Jesus... Santo Antônio é venerado, por seu amor a Jesus...”

Na sequencia, falou sobre a solenidade do dia: o Imaculado Coração de Maria. O amor dela pelos seus filhos e filhas (povo fiel), mesmo quando eles não sabem bem o que diz. Disse Dom Dulcênio: “Quando recorremos à nossa mãe do céu, rezando, pelo menos uma Ave-maria, estamos alegrando o Sagrado Coração de Maria...” E continuou: “Nossa senhora, como todas as mães, gosta de receber prova de amor de seus filhos, mas provas sinceras...” Nesse momento, exortou os fiéis a amar incondicionalmente o Sagrado Coração de Maria como uma fora de se aproximar ainda mais de seu filho, Jesus Cristo...

            Enfim, falou sobre Santo Antônio, mas, abrangendo os santos, de forma geral. O Pastor Diocesano, citando Jesus Cristo que disse: “Sedes santos como o vosso pai celeste é santo”, afirmou que “a santidade do fiel começa aqui e agora”. “Aliás, iniciou por ocasião do batismo quando o ele começou a fazer parte da família de Deus, para atingir o grau máximo na eternidade”. “Cada pessoa tem que se esforçar para ser no hoje, mais santo do que no dia anterior, e no dia de amanhã ainda mais do que no hoje”, disse ele. “Se Deus nos amos sempre, devemos imitá-lo nesse amor. Um amor sem interesse, sem exigir nada em troca...”

            Santo Antônio, como tantos outros santos e santas de Deus, vivenciaram esse amor, esse buscar constante da santidade. Aqui, Dom Dulcênio, mais uma vez exortou os fiéis a buscaram esse amor para que atendessem ao chamado de Deus. “Ser santo como o Pai celeste é Santo!”

            A solenidade foi encerrada com os avisos e bênção do celebrante.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário