quinta-feira, 11 de junho de 2015

10/06/2015 – Festa de Sto Ant Pádua-Major Izidoro/AL-11º dia



            Na noite dessa terça-feira, 10/06, foi celebrada a Trezena/Missa desse que foi o 10º dia de preparação para a Festa de Santo Antônio de Pádua de Major Izidoro/AL. Monsenhor Josevel Mendes da Silva da paróquia de Nossa Senhora da Penha de Batalha, foi o celebrante pregador; Pe. José Neto o concelebrante. Esta noite teve como noiteiros o Cursilho de Cristandade, Escola Constança de Goes Monteiro, Banco do Brasil, Funcionários da Justiça, Rádio Sertãozinho FM e Comunidades de Bezerra, Riachão do Murici, Pé de Serra e Puxinanã.

            O Monsenhor Josevel no início de sua homilia saudou o pároco local e os fiéis presentes. Na sequência, falou sobre a festa do padroeiro como sendo um momento especial; o retiro anual da comunidade. Momento para o fiel, a partir da reflexão à luz da Palavra de Deus, na Eucaristia, analisar a o modelo de vida cristã que está vivendo e assim se ajustar de tal sua proximidade com Deus, consigo mesmo e com o próximo seja ainda mais forte. Depois falou sobre o cuidado que se deve ter para não ofuscar, degradar a vida dos Santos. Segundo o pregador, ao longo da história desde a contemporaneidade de cada um deles até o tempo presente foram criados muitos mitos, afastando o verdadeiro sentido da devoção. Por exemplo: Santo Antônio que favorece casamento; São João e as quadrilhas juninas... Tudo não passa de distorção do sagrado para o favorecimento do profano. Disse o pregador que se faz necessário conhecer mais a vida do santo, suas virtudes, seu amor a Cristo...

            Referindo ao evangelho que foi proclamado na liturgia, o do “cego Bartimeu” (Mc 10,46-52), questionou a assembleia sobre o que cada um dos que estavam presentes seria capaz de renunciar para sair de sua cegueira existencial e “ver” Jesus. O cego, disse o pregador, não pediu muito! Suplicou apenas que Jesus tivesse piedade (compaixão) dele e o fizesse ver! “Compaixão é ir ao encontro do outro, fazer algo pelo outro”, disse o Monsenhor Josevel. E Jesus teve.

            A solenidade foi encerrada com a bênção solene sobre os fiéis.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário