sexta-feira, 12 de junho de 2015

12/06/2015 – Festa de Sto Ant Pádua-Major Izidoro/AL-13º dia



            Última noite da Trezena/Missa. Muita expectativa para a festa da noite e a do dia seguinte. Pe. Thiago Henrique Soares Tavares, Vigário da Catedral de Palmeira dos Índios, foi o celebrante e pregador. Foi concelebrante o Pe. José Neto de França. Essa última noite da Trezena/Missa teve como noiteiros os fazendeiros, agricultores e comunidades de Jaramataia, Campo Alegre, São Pedro, Fazenda Nova e Cágados.

            Como nessa sexta-feira, 12/06, a Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus, tendo como base as leituras da liturgia do dia, Pe. Thiago centrou sua prédica no amor misericordioso de Jesus, base para o amor a ser vivido pelos cristãos. Um amor tão grande que o homem é incapaz de abarcá-lo na sua essência, mas que pode vivenciá-lo enquanto em comunhão com o Deus-Amor, Cristo. Disse ele: “O mistério que celebramos hoje nos coloca diante do Imenso amor de Cristo...”

            Um dos pontos altos da sua homilia foi quando falou dos três níveis do amor humano: o primeiro é o amor por interesse. Disse ele: “Um pai, por amor, dá tudo para o filho, se sacrifica por ele desejando que ele se sinta bem. Seu filho retribui esse amor porque recebe tudo do pai. Certo dia o pai lhe nega alguma coisa. Ele, o filho, então se revolta, torna-se rebelde, despreza o pai. O amor do filho na verdade estava condicionado ao receber. Muitos de nós já passamos, em algum momento de nossa vida, por essa fase de amor...” O segundo é o amor sentimental. Disse: “É o amor do reconhecimento: Eu amo aquela pessoa porque ele me conhece, gosta de mim, me reconhece, me elogia... Um dia ela deixa de me elogiar por algum motivo ou mesmo me critica, então eu reajo, me comporto como no primeiro amor... Esse meu amor estava também condicionado aos elogios...” O terceiro nível é o amor propriamente dito, aquele onde o amor não está condicionado a nada. Afirmou o Pe. Thiago: “Amamos por amar, sem esperar nada em troca. Uma extensão do amor com que Deus nos ama... Nós não temos nada para oferecer a Ele em troca desse amor, tanto porque Ele não precisa de nada, pois tudo já é d’Ele; e mesmo assim Ele nos ama, nos quer bem... Deus não nos ama nos dois primeiros níveis, mas apenas e tão somente nesse terceiro. Ele nos conhece, sabe de nossas qualidades e defeitos, mas o amor é mais importante...

            A Trezena/Missa foi concluída com os agradecimentos, o convite para a participação do povo na solenidade do dia seguinte(13/06) e bênção do celebrante.

            Após a Trezena/Missa foi realizado, ao lado do antigo colégio paroquial, o tradicional leilão de animais em benefício da paróquia.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário