segunda-feira, 13 de junho de 2016

13/06/2016 – Fest Sto Ant Pádua-M Izidoro/AL-MISSA SOLENE



            13 de junho! O dia da festa chegou! Às 9h30 a comunidade em festa se reuniu na Igreja Matriz para celebrar a Solenidade de Santo Antônio de Pádua. Pe. Leandro Marques de Melo, Reitor do Seminário São Crua d’Árs de Palmeira dos Índios/AL, foi o celebrante e pregador e os padres José Neto, pároco local e Jean Cesar, de Poço das Trincheiras, concelebraram.

            Na homilia, após saudar os sacerdotes presentes e fiéis, Pe Leandro falou sobre a missão dos santos na Igreja católica... Disse ele: “quando olhamos para os santos vemos um caminho seguro, firme, autentico de seguimento de Jesus Cristo, modelo para cada um de nós; como um meio instrutivo para que nós também possamos viver e seguir na nossa fé...” Conforme disse o pregador, “a arrogância humana, a prepotência humana de achar que pode se salvar sozinho descarta a presença doce, amigável e salutar dos santos”.

            É impossível uma verdadeira religião sem a presença dos amigos de Jesus. Tirar os amigos de Jesus (os santos) de seu lado é como que “rasgar uma página do Evangelho”, afirmou Pe. Leandro. Disse ainda, “onde está Jesus, aí também estão seus amigos; aqueles que buscaram seguir o evangelho, entregaram a sua vida por Jesus e conseguiram com o auxílio da graça, de maneira mais pura, plena, a santidade; louvando-o, bendizendo-o, adorando-o. Querer Jesus e não olhar para os santos é pura prepotência...” “Nesse mês de junho louvamos a Jesus, mas estamos também com Santo Antônio, São João e São Pedro e com toda a coorte celestial... Não estamos sozinhos. Acreditamos na comunhão dos Santos, conforme professamos no credo de nossa fé...

            E continuou: “Nossa Salvação se dá por Jesus através de seu sacrifício redentor na cruz, mas esse Jesus que morreu por nós associar esse sacrifício a nós. A salvação vem de Deus, mas precisamos trabalhá-la. É nesse sentido que os santos nos mostram a medida certa de amar a Jesus, o caminho seguro a ser seguido. Por isso devemos ter esse carinho, esse amor todo especial pelos santos, sem medo de lhes prestar culto. Aqui o pregador fez a distinção entre culto de “latria” (somente a Deus) e de “dulia” (veneração, respeito, carinho especial aos santos). É dessa forma que adoramos somente a Deus e veneramos os santos.

            A partir desse momento, o Pe. Leandro falou de como Santo Antônio de Pádua nos instrui no caminho da fé: cantar o amor de Deus é a primeira atitude de alguém que recebeu um privilégio de Deus. O louvor significa o reconhecimento por tudo aquilo que foi recebido da parte do Senhor. E Santo Antônio de Pádua foi alguém que em sua vida externava sempre a Deus um louvor constante, não apenas com a sua boca, mas com a sua própria vida. Louvava a Deus como meio de agradecimento e rendição de graças por todos os milagres por todas as bênçãos que recebera das mãos de Deus. Pena que nem sempre estamos formados na “escola do louvor” e na ação de graças a Deus... Mais importante que pedir é agradecer. Apenas alguém agradecido é capaz de ser generoso... Quem não sabe agradecer é uma pessoa mesquinha.

A solenidade foi encerrada com os avisos e bênção do celebrante.

          Após a Missa Solene foi servido, no antigo Colégio Paroquial um almoço para os fiéis presentes.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário