sexta-feira, 3 de junho de 2016

01/06/2016 – Festa de Sto Ant Pádua-Major Izidoro/AL-2º dia



Celebrada a 2ª noite da Trezena de Santo Antônio de Pádua na comunidade de Major Izidoro/AL/Brasil que teve como celebrante e pregador o Pe. José Aparecido da Silva da paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Delmiro Gouveia/AL; concelebrante, Pe. José Neto de França e noiteiros: Escola Municipal Luiz Alapenha Amaral, Escola Municipal Paulo Leite de Moraes, Escola Municipal Maria José Barros e Comunidades de Cajá e Cajarana. Responsabilizaram-se pela noite: Marlete, Nelma Lúcia, Maria José Ferreira, Pedro França, Cícero Defensor, Valdice Defensor, Carmem Lúcia e Maria José Rocha.

Na Homilia o Pe. José Aparecido iniciou saudando os noiteiros. Depois falou sobre o tema escolhido pelo pároco local, Pe. José Neto, “Paróquia, comunidade de comunidades, exortando os fiéis a serem “Misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36). Disse o pregador que o pároco foi feliz ao convocar os fiéis a refletir sobre a sua identidade como membros de uma paróquia, comunidade de comunidades. A seguir, questionou como a igreja deveria ser nesse século de exigências... “Se para São Justino (santo do dia) e Santo Antônio não foi fácil viver sua fé no seu tempo, não é diference para o fiel do tempo presente... Tempo que debocha, critica a fé...” Para vencer esse desafio, disse o pregador “os fiéis deve comportarem-se e reagir como povo reunido em nome da Trindade Santa... Não existe paróquia, comunidade se o povo não estiver congregado nessa unidade...” Segundo ele, a espiritualidade deve ser trabalhada, vivida com intensidade para ser a base da vida cristã. Nesse ponto da pregação fez alusão a algumas partes da Santa Missa onde os fiéis, interagindo com as palavras do celebrante, afirmam a proximidade e a unidade de Cristo com os participantes.

Falou também sobre a misericórdia como a capacidade de colocar o coração na miséria do próximo, não para condená-lo, mas para resgatá-lo... Conduzir quem errou a Jesus é missão da pessoa que age com misericórdia...

            No final da celebração o pároco, Pe. José Neto agradeceu aos presentes e aos que estavam assistindo, on-line, a Trezena/Missa pela rede mundial de computadores. Na sequência a imagem do padroeiro foi incensada e o celebrante/pregador, com o pároco local, abençoou os fiéis.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário