segunda-feira, 3 de abril de 2017

NORDESTE BRASILEIRO: EFEITOS DA SECA XVII – A ESPERANÇA NÃO MORRE



            O nordestino é um homem de esperança...

            A foto ilustrativa mostra o porquê de o nordestino ser um homem de esperança.

        O cenário é um açude de médio porte existente na propriedade de meu amigo/parente, Roberto, no Sítio Serrote dos Franças, município de Santana do Ipanema/AL

            Na primeira sequência, temos fotos tiradas no dia 12 de julho de 2016. Apesar da seca prolongada o açude ainda tem um razoável volume de água e serve não somente para o consumo, mas como criatório de peixes, contribuindo assim para a economia familiar. Na visita que fiz nesse dia, o proprietário fez questão de mostrar o fruto de seu trabalho.

            A segunda sequência foi registrada no mesmo ano, um pouco mais de cinco meses depois, 16 de dezembro de 2016. Devido ao extremismo da seca, acabou-se a água, consequentemente o criatório de peixes deixou de existir... Impressionou-me a confiança de meu amigo e seus familiares que, em vez de reclamar, apesar de ter perdido a água e os peixes e estar comprando água para o consumo humano e animal a um preço exorbitante para sua condição financeira, aproveitou para limpar o leito do açude, na esperança de que Deus, no seu tempo, mandaria as chuvas...

            Na terceira série de fotos, tirada na tarde do dia 03 de abril de 2017, menos de quatro meses depois, temos o início da “recomposição” do processo natural do meio-ambiente... Depois de duas trovoadas (tarde do dia 29/03 e tarde de 02/04), as “gotas de vida” que caíram abundantemente dos céus, fez com que o açude, recuperasse um pouco mais de 50% de sua capacidade de retenção de água. Não resistir e fui visitá-lo, Precisava ver de perto o resultado da bondade de Deus... Ele, meu amigo Roberto, muito feliz agradecia a Deus e já fazia planos para retomar seu criatório de peixes...

            Deus não esquece os seus... Quando se crer, tudo fica mais fácil...

            Por isso não me canso de dizer:

O HOMEM NORDESTINO É UM HOMEM DE ESPERANÇA!!!

                                                                                                 [De minha autoria]

Nenhum comentário:

Postar um comentário