sexta-feira, 28 de outubro de 2016

SANTA MISSA NÃO É ENTRETENIMENTO

         A Santa Missa não é entretenimento, mas um culto agradável a Deus!

       A Santa Missa possui uma estrutura própria, onde o celebrante principal, seus concelebrantes, quando existem, e o povo, através de várias orações distribuídas nos “Ritos iniciais”, “Liturgia da Palavra”, “Liturgia Eucarística”, “Prefácio”, “Oração Eucarística”, “Rito da Comunhão” e “Ritos Finais” formam um conjunto, dando unicidade tornando-a a oração mais importante de Igreja católica.

           Essa estrutura é, e deve ser a mesma, em qualquer parte do mundo onde quer que seja celebrada. Isso engrandece ainda mais a celebração fazendo com que se perceba a catolicidade da Igreja. Todos os católicos celebram a “mesma Missa” na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, África e Oceania. Essa unidade, em sintonia com o Santo Papa, o Magistério e a Tradição da Igreja, faze-a una, santa, católica... Os dons e carismas são milhares e milhares, mas uma só é a Igreja. Daí a sua riqueza espiritual. Todos em torno do único Mediador, Jesus Cristo (como filho único do Pai, pois nossa mediação só é verdadeira se for exercida como uma extensão da mediação do Filho de Deus).

        Nela, a Santa Missa, os participantes oferecem o culto mais sublime à Deus, na pessoa de seu Filho Jesus Cristo. Faz-se o que Cristo mandou em sua última Ceia. Portanto, não existe oração maior e mais poderosa do que a Santa Missa.

            Isso quer dizer que quem vai à Igreja para participar de uma celebração Eucarística, não pense que vai a uma festa, ou a um show, ou a um evento qualquer. Não! Não e não!

           Vai para participar de um culto agradável a Deus, onde o centro não é o presidente da celebração, o coral ou ministério de música ou os fiéis, O centro é Jesus Cristo.

            O presidente deve estar consciente de que deve agir “in persona Christi” (na pessoa de Cristo), jamais em seu próprio nome.

O coral e/ou ministério de música deve se conscientizar de que não está cantando em um show. As músicas devem está estritamente dentro do contexto litúrgico do dia. Os instrumentos não devem, jamais, superar as vozes. Estas é quem têm que sobressair. Os cantores também devem levar os fiéis a cantar, exceto em momentos específicos como o solo de um Salmo, ou em determinadas partes de algumas músicas. Devem se lembrar de que não são eles o centro, mas Jesus Cristo.

       Os fiéis devem respeitar o ambiente sagrado que é a igreja, evitando atitudes incoerentes com a fé. Devem também se concentrarem no que está acontecendo durante a celebração, participando ativamente daquilo que lhe é próprio. Caso contrário, sairá, ao final da Missa, igual ou pior do que chegou.

            De forma geral, deve-se celebrar na Santa Missa o que se está vivendo na família e na sociedade como um todo, e deve-se também, ao sair da Celebração Eucarística, procurar viver o que se celebrou.

          Essa sintonia entre o viver-celebrar e o celebrar-viver torna o fiel mais próximo de Deus e mais responsável em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo!

            - Quer se divertir? Vá a um show, um cinema, um shopping, um evento qualquer...

         - Quer participar (não assistir) de uma Santa Missa, prestar um culto verdadeiro, agradável a Deus? Vá a Igreja católica mais próxima...

            Pense nisso!!!


[De minha autoria]

Nenhum comentário:

Postar um comentário