É importante que tenhamos certo cuidado ao ler
um texto, qualquer que seja, para que não o forcemos a dizer o que seu autor
não disse.
Também é imprescindível uma leitura correta
para que se possa avaliar, discutir um determinado texto.
1
– Pronunciar
cada palavra de forma correta, respeitando sua grafia e, se está no
plural, destacando a letra “s”. Observar e treinar, com antecedência alguma
palavra que seja considerada de difícil pronúncia.
Tomar cuidado para não pronunciar as
palavras utilizando os vícios de linguagem do dia-a-dia.
2
– Observar
a acentuação da palavra. A questão silábica e sua função sintática são
determinantes para sua compreensão:
Exemplo:
Sabiá
– Como canta bonito o meu sabiá.
Sábia
– Maria foi sábia em suas
palavras.
Sabia
– Você sabia que foi
convocado para a reunião?
3
– Não
acelerar ou desacelerar a leitura. Isso pode fazer com que o leitor
“tropece” nas palavras, ou mesmo omita-as, ou ainda “invente” ou substitua-as
por outros vocábulos que nada tenham a ver com o texto.
4
– Se
acontecer de “tropeçar” em alguma palavra, não tentar se justificar.
Passe adiante. O “remendo”, além de insuportável ao ouvinte, desfavorece ainda
mais o leitor.
5
– Observar
a pontuação da frase ou texto. A leitura corrida, sem obediência a
pontuação muda drasticamente o sentido do que se quer dizer:
5.1 – Ponto (.). Delimita frases; indicam o seu fim, além de outras
funções diversas.
5.2 – Vírgula (,).
Pode ser uma pausa: Não, espere! /
Não espere.
Pode sumir com o dinheiro: R$
13,4 / 1,34
Pode mudar uma opinião: Não,
queremos saber. / Não queremos saber.
Pode ser a salvação, ou não: Vamos perdoar, nada foi resolvido.
Vamos
perdoar nada, foi resolvido.
Pode condenar ou salvar: Não tenha clemência – Não, tenha clemência.
5.3 – Ponto e vírgula (;): não há pausa total, nem breve, mas uma
moderação entre as duas.
5.4 – Dois pontos (:). Sugere algo na sequência da leitura, como
dependente da ideia que o precede. Logo, não há pausa total.
7
– No
caso de poesias, devem-se seguir não as regras normais da língua, mas a
cadência das métricas, ou seja, deve ser recitadas cantadas ou salmodiadas(no
caso dos salmos bíblicos).
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