sábado, 22 de outubro de 2016

ALGUMAS NOÇÕES PRÁTICAS PARA UMA BOA LEITURA



É importante que tenhamos certo cuidado ao ler um texto, qualquer que seja, para que não o forcemos a dizer o que seu autor não disse.
Também é imprescindível uma leitura correta para que se possa avaliar, discutir um determinado texto.

1 – Pronunciar cada palavra de forma correta, respeitando sua grafia e, se está no plural, destacando a letra “s”. Observar e treinar, com antecedência alguma palavra que seja considerada de difícil pronúncia.

            Tomar cuidado para não pronunciar as palavras utilizando os vícios de linguagem do dia-a-dia.

2 – Observar a acentuação da palavra. A questão silábica e sua função sintática são determinantes para sua compreensão:

            Exemplo:
            Sabiá – Como canta bonito o meu sabiá.
            Sábia – Maria foi sábia em suas palavras.
            Sabia – Você sabia que foi convocado para a reunião?

3 – Não acelerar ou desacelerar a leitura. Isso pode fazer com que o leitor “tropece” nas palavras, ou mesmo omita-as, ou ainda “invente” ou substitua-as por outros vocábulos que nada tenham a ver com o texto.

4 – Se acontecer de “tropeçar” em alguma palavra, não tentar se justificar. Passe adiante. O “remendo”, além de insuportável ao ouvinte, desfavorece ainda mais o leitor.

5 – Observar a pontuação da frase ou texto. A leitura corrida, sem obediência a pontuação muda drasticamente o sentido do que se quer dizer:

            5.1 – Ponto (.). Delimita frases; indicam o seu fim, além de outras funções diversas.

            5.2 – Vírgula (,).
            Pode ser uma pausa: Não, espere!   /   Não espere.
            Pode sumir com o dinheiro: R$ 13,4   / 1,34
            Pode mudar uma opinião: Não, queremos saber.   /   Não queremos saber.
            Pode ser a salvação, ou não:       Vamos perdoar, nada foi resolvido.
                                                           Vamos perdoar nada, foi resolvido.
            Pode condenar ou salvar:  Não tenha clemência – Não, tenha clemência.

            5.3 – Ponto e vírgula (;): não há pausa total, nem breve, mas uma moderação entre as duas.

            5.4 – Dois pontos (:). Sugere algo na sequência da leitura, como dependente da ideia que o precede. Logo, não há pausa total.

7 – No caso de poesias, devem-se seguir não as regras normais da língua, mas a cadência das métricas, ou seja, deve ser recitadas cantadas ou salmodiadas(no caso dos salmos bíblicos).

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