sábado, 10 de junho de 2017

JUSTIÇA INJUSTA: “A CORDA SEMPRE ARREBENTA DO LADO MAIS FRACO”


             O resultado do julgamento no TSE sobre a chapa Dilma/Temer, cujo desfecho foi 4x3 em favor da chapa, rejeitando, assim, sua cassação; um tweet que li e uma mensagem recebida pelo Whatzapp me fez escrever esse texto.
             Na íntegra, o que dizia o tweet e a mensagem?

Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação.”
[@AnaPaulaVolei]

O ladrão é preso com um porco nas costas, ao sair do sítio da vítima. Ele perguntou ao policial: - como foi que o senhor me prendeu tão depressa? O policial respondeu: - o vizinho denunciou; ele viu quando você entrou no sítio da vítima. O ladrão respondeu: - então eu tenho de ser solto imediatamente, porque o porco que eu roubei ainda não estava nas minhas costas quando entrei no sítio, portanto não era parte da denúncia quando ela foi apresentada. Então se desconsiderarmos o porco, não temos roubo nenhum. O policial deu uma porrada no meliante, enfiou ele no camburão e disse: - Está pensando que isto aqui é o ...!!!

            Em relação a frase do tweet, eu discordo da forma genérica como foi emitida. Muitos respeitam a Constituição. E eu sou uma dessas pessoas. Pode ser até que em um momento ou outro, dê uma escorregada, afinal sou humano. O fato de acreditar no futuro é uma questão de se ter esperança em dias melhores. Quem perde a esperança perde o sentido da vida!

            Já em relação a mensagem do Whatzapp – providencialmente, omiti o finalzinho para não incorrer em possibilidade de um processo, pois estamos no Brasil, onde a maioria das vezes a injustiça prevalece a justiça – reflete exatamente a conjuntura que estamos vivendo.

            O problema não é “ninguém respeita a constituição”, mas como ela está sendo interpretada por quem tem o direito maior dessa finalidade, usando-a explicitamente mais a favor do réu do que da vítima.

            A nação inteira sabe quem são parte dessa corja que está no poder. Frequentemente “estouram” problemas dos mais diversos relacionados a roubalheiras e corrupções. Mas o “nada sei”, “não vi”, “não ouvi”, “não é meu”, “é do meu amigo”, “não fiz”, “desconsidere isso”, “desconsidere aquilo”... são uma constante.

            Enquanto isso, o povo vai pagando a conta e assumindo por livre e espontânea pressão os delitos dos “colarinhos brancos”. Sim, porque os “buracos” abertos têm que serem fechados e, o ditado popular “a corda sempre arrebenta no lado mais fraco”, vai se tornando cada vez mais uma verdade na vida desse mesmo povo sofrido.

            E você!!! O que acha???

                                                                                     [De minha autoria]

2 comentários:

  1. A justiça realmente torna-se injusta diante de um povo inerte! O que é mais interessante é que a corda que arrebenta não é do lado mais fraco, por que o Povo deveria ser o alicerce da Nação! Mas este, infelizmente, se degladiam tomando partidos e se fragmentando, dando lugar a um grande vácuo, habitado por "lobos e raposas" que decidem a revelia!

    ResponderExcluir
  2. De fato, Gilvania... Muito bem observado!!!

    ResponderExcluir