sábado, 10 de dezembro de 2016

NORDESTE BRASILEIRO: EFEITOS DA SECA - V - AÇUDE DE JARAMATAIA/AL PEDE SOCORRO - I






Apesar da seca que castiga o estado de Alagoas e todo nordeste, o maior açude de Alagoas, situado em Jaramataia,  mesmo com um pouco abaixo de 5% de sua capacidade não perde sua beleza...

Esse açude foi construído pelo DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, no início da década de 60, para ser uma alternativa de abastecimento nos períodos de estiagem.

No início tinha capacidade para armazenar 19 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente com menos de 5% de sua capacidade, em função das constantes secas, e assoreado como consequência do desmatamento das nascentes e de suas margens, além do descaso das autoridades que não tem dado atenção adequada na sua manutenção (limpeza), se povo e autoridades não ouvirem os apelos de socorro da própria natureza e daqueles que dependem dele, como a população do povoado São Pedro, ele, o açude tende a morrer....

O açude começa na sede municipal de Jaramataia e vai até o povoado São Pedro, aproximadamente 5 Km. Os moradores improvisam cacimbas cavadas às margens, ou mesmo na parte seca do leito para tirar água do subsolo, mas que não serve para o consumo humano, nem para plantar devido ao alto teor de sal. Já se faz necessário carros pipas para abastecimento do povoado.

No passado, no auge da capacidade do açude, a pesca teve um papel importantíssimo na economia do município, o que não acontece mais... Com muita dificuldade, a população do povoado São Pedro ainda vive basicamente da pesca.

O Nordeste brasileiro pede socorro!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário